Abordagem e tratamento
As consultas de Omid são baseadas na abordagem “Patient-Centred care”, onde a particularidade de cada pessoa é tomada na sua máxima consideração.
A escolha do método terapêutico adequado é uma resposta à queixa principal do paciente numa combinação de técnicas de Osteopatia, Acupuntura e Medicina Chinesa.
Graças à sua vasta experiência de trabalho em hospitais e junto de equipas médicas em Londres e em Lisboa, reconhece profundamente a importância de uma abordagem multidisciplinar.
Pela mesma razão, trabalha diretamente com várias equipas médicas, tais como Cardiologistas, Alergologistas, Médicos de Família, Dentistas, Psicólogos e entre outros.
Osteopatia
Find it, Fix it, Leave it”
Andrew Still
A Osteopatia foca-se em diagnosticar, tratar, prevenir e reabilitar desequilíbrios músculo-esqueléticos sem recurso a medicamentos.
Os Osteopatas utilizam uma variedade de técnicas manuais, tais como “High-Velocity thrusts”, alongamentos, técnicas myotesivas, articulares e neurodinâmicas, entre outros, com o intuito de aumentar a mobilidade articular, reduzir a tensões musculares, reduzir a dor, aumentar o fluxo sanguíneo nos tecidos e ajudar o corpo a recuperar por si próprio.
A Osteopatia genericamente trata dores lombares, cervicais, problemas posturais, lesões desportivas, dores do ombro, cotovelo, entre outros.
Medicina Tradicional Chinesa
A Medicina Tradicional Chinesa, popularmente conhecida como MTC, é um método holístico e filosófico de diagnosticar, prevenir e tratar doenças, baseada numa estrutura teórica e sistémica desenvolvida ao longo de mais de 3 mil anos na China.
Segundo a MTC, as doenças são resultado do desequilíbrio no organismo, convencionalmente compreendido como alteração na homeostasia do mesmo. Esses desequilíbrios podem ser provocados por fatores externos (frio, calor, humidade, secura,…), por fatores internos (stress, preocupação, tristeza, raiva, medo,…) e/ou por fatores mistos como a alimentação.
Os pilares/ferramentas da MTC são: Acupuntura, Fitoterapia, massagem Tui Na e dietética que seguem o raciocínio e diagnóstico de MTC.
Acupunctura
Acupunctura é uma das ferramentas da MTC e a mais conhecida no mundo convencional.
Consiste na inserção de agulhas finas em alguns pontos do corpo com a finalidade de tratamento ou prevenção.
A Acupunctura em Portugal é usada por três grupos profissionais: Acupuntores, Especialistas de Medicina Tradicional Chinesa e Médicos.
Como funciona a Acupuntura
Acupuntura Convencional
A Acupuntura Médica segue o raciocínio e diagnóstico médico convencional, que envolve estimulação dos nervos sensoriais por baixo da pele ou no músculo.
A estimulação dos nervos sensoriais provoca a libertação de uma substância natural existente no corpo chamada endorfina que por si ajuda no alívio da dor. E a libertação dessa substância muitas vezes resulta no bem-estar do paciente.
Acupuntura Tradicional
A Acupunctura Tradicional segue o raciocínio e diagnóstico milenar da Medicina
Tradicional Chinesa que é baseada na livre circulação de “Qi”, Energia/Força vital
(tradução aproximada) do corpo. Tradicionalmente acredita-se que a energia circula nos
canais energéticos chamados meridianos.
Especialistas em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntores Tradicionais acreditam que a doença é o estado de desequilíbrio do organismo e que através de estimulação de pontos de Acupunctura, ajudam a equilibrar o organismo. Esse desequilíbrio pode ser muscular, ou resultado de outros quadros internos.